Palestrantes

Esta página está em constante atualização. A medidas que novos nomes forem confirmados, as informações serão inseridas aqui.

 

Palestrantes confirmados para a Semana da Física:

Stephen Walborn - XLII Semana da Física

Stephen Walborn
Informação Quântica Fotônica: do Laboratório ao Mercado

Universidad de Concepción - Concepción - Chile


  lattes.gif googlescholarpng sequre quantum    

 

 
 

Giulia ferrini - XLII Semana da Física

 

Giulia Ferrini
Quantum computing with the quantized harmonic oscillator and Women For Quantum
In the first part of the talk, I will review my research interests and recent results in the field of quantum computation with bosonic systems, i.e., systems based on the quantized harmonic oscillator. Quantum computation requires distinct and addressable quantum states to encode and process information. This is typically achieved using two-level systems, which realize a so-called quantum bit, or “qubit.” However, many physical systems — such as electromagnetic radiation or lattice vibrations in a solid — are naturally described by infinitely many, equally spaced energy levels, forming a quantum harmonic oscillator.
Such bosonic systems also provide powerful platforms for quantum computation. One approach is to exploit their continuous degrees of freedom (for instance, the real and imaginary components of the electromagnetic field). Another is to encode qubits directly into the oscillator’s infinite ladder of energy levels, using this redundancy to protect quantum information against errors through bosonic codes. I will discuss how these two approaches enable quantum computation with different capabilities for error correction, and I will present our latest results in this area.
In the second part of the talk, I will introduce the initiative Women for Quantum. This is a network of female physics professors, currently based mostly in Europe and Japan, working in atomic, molecular, and optical (AMO) physics, quantum many-body physics, and quantum information. I will share insights into the group’s formation, ongoing initiatives, and future goals.
Mais informações do Woman for Quantum em https://women4quantum.eu/.

Chalmers University of Technology - Gothenburg - Suécia


  university of chalmers logo googlescholarpng      

 

 
 

marcelo passos XLII Semana da Física

Marcello Henrique Marques Passos

Luz quântica multimodal para o processamento de informação quântica

Max Planck Institute for the Science of Light - Erlangen - Alemanha


  lattes.gif googlescholarpng      

 

 
 

kaline- XLII Semana da Física

Kaline Rabelo Coutinho
Modelagem Molecular dos Efeitos de Solventes nas Propriedades Estruturais e Eletrônicas de Sondas Moleculares
Nas últimas três décadas, temos trabalhado na sistematização do método híbrido que utiliza Mecânica Quântica e Mecânica Molecular em um procedimento sequencial (S-QM/MM) [1] para estudar as propriedades estruturais e eletrônicas de moléculas em solução. Este é um procedimento de duas etapas, onde inicialmente uma simulação de MM é realizada para gerar configurações acessíveis de sistemas soluto-solvente em equilíbrio termodinâmico. Em seguida, configurações soluto-solvente estatisticamente não correlacionadas são identificadas para realizar cálculos de QM e obter propriedades médias estatisticamente convergentes. Este procedimento tem sido aplicado com sucesso a diversos sistemas.
As vantagens deste procedimento S-QM/MM em comparação com o QM/MM tradicional 
estão no tempo computacional. Enquanto apenas cerca de cem cálculos de QM são necessários no primeiro procedimento, centenas de milhares ou até milhões de cálculos QM são necessários no segundo. As desvantagens advêm do desacoplamento entre as etapas de MM e QM e da necessidade do campo de força clássico para descrever o soluto. Para remediar isso, propusemos um procedimento S-MQ/MM iterativo e autoconsistente para polarizar o soluto devido à presença do solvente [2] e o uso do gradiente de energia livre para relaxar a geometria do soluto na presença do solvente pelo método ab initio. Ambos os procedimentos consideram a Configuração Eletrostática Média do Solvente (ASEC) [4] para descrever o comportamento do solvente médio em uma única configuração. Portanto, desenvolvemos um método que apresenta uma redução considerável no custo computacional, o que nos permitiu aumentar o tamanho dos sistemas estudados. Nesta apresentação, mostraremos estudos das propriedades eletrônicas das sondas fluorescentes PRODAN e LAURDAN, amplamente utilizadas no estudo de membranas lipídicas [5]. Estabelecemos que a emissão fluorescente ocorre a partir de dois estados excitados diferentes, resultando em um alargamento assimétrico do espectro de emissão. Os espectros de absorção em vários solventes e em bicamadas lipídicas foram medidos e calculados usando diferentes modelos teóricos, mostrando excelente concordância, com a primeira banda do espectro de absorção sendo composta por três excitações eletrônicas muito próximas em energia. Assim, a excitação eletrônica em torno de 340-360 nm pode preencher os três primeiros estados excitados. Considerando os efeitos do solvente na estrutura eletrônica do soluto e no relaxamento do solvente ao redor do soluto, identificou-se que esses três estados excitados podem mudar sua ordem relativa dependendo da polaridade do solvente e, seguindo o caminho de energia mínima, conversões internas podem ocorrer. Uma explicação consistente dos dados experimentais é obtida com a interpretação conclusiva de que as duas bandas observadas no espectro de fluorescência do PRODAN, em vários solventes, ocorrem devido à emissão de dois estados independentes.

Apoio: Agências de fomento: CNPq, CAPES e FAPESP (2021/09016-3)
Instituto de Física da USP
  lattes.gif googlescholarpng      

 

 
 

Gustavo Madeira XLII Semana da Física

Gustavo Madeira
Minicurso: Formação e Evolução dos corpos do Sistema Solar

Palestra 1: Fundamentos da Dinâmica Orbital
A palestra abordará os fundamentos da dinâmica orbital, iniciando pela classificação das diferentes populações e suas características dinâmicas e físicas. Em seguida, será introduzido o problema de dois e três corpos, problemas bases para o estudo da interação gravitacional e a evolução orbital desses objetos.
Palestra 2: Formação de Satélites e Anéis
A palestra abordará os processos envolvidos na formação do Sistema Solar e o papel da formação de satélites e anéis planetários nesse contexto. Será explorada a relação simbiótica entre anéis e satélites, destacando como a evolução das estruturas de uma dessas classes pode levar à formação de estruturas na outra.

Observatório Nacional - Rio de Janeiro

  lattes.gif googlescholarpng      

 

 
 

mariliasemanadafisica

Marília Gabriela Cardoso Corrêa Carlos
Palestra 1: Introdução à evolução estelar
Nessa palestra apresentarei conceitos básicos de evolução estelar, como estrelas são formadas e sua evolução (tanto para objetos de baixa quanto alta massa).
 
Palestra 2: Estrutura e evolução estelar sob a
óptica da astronomia observacional
Nessa palestra discutirei desde observações históricas que são a fundação da astrofísica estelar até pesquisas recentes que representam o estado da arte nesse campo da astronomia.
 
Palestra 3: Cecilia Payne – 100 anos de sua tese seminal
Nessa palestra mostrarei aspectos históricos sobre a obra de Cecilia Payne e sua tese, que completa 100 anos em 2025. Abordarei detalhes de sua tese, sobre composições químicas estelares, e discutirei a importância da Cecilia Payne para as mulheres na ciência.
Observatório Nacional - Rio de Janeiro
  lattes.gif googlescholarpng      

 

 
 

Gustavo Ichel- xlii semana da física

Gustavo Iachel 

A pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil – histórico e tendências

Na palestra “A pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil – histórico e tendências”, o professor Gustavo Iachel, do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), apresentará um panorama do processo de consolidação da Educação em Astronomia como campo de pesquisa no país, desde a década de 1970 até os dias atuais. Serão discutidos os principais marcos históricos, políticas e transformações educacionais que contribuíram para o fortalecimento dessa área, bem como os caminhos percorridos por pesquisadores ao longo desse período. A exposição também trará dados atualizados que evidenciam a relevância e a consolidação da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, além de apontar tendências e perspectivas para o futuro desse campo de estudos.


Observatório Nacional - Rio de Janeiro
  lattes.gif googlescholarpng      

 

 
 

vitor xliisemanadafisica

Victor Barbosa Martins
De engenheiro físico para engenheiro físico: Contribuições de engenharia na astronomia

O que, na prática, um engenheiro físico faz? Nesta apresentação, mostro como essa pergunta se desdobra em uma carreira multifacetada através da minha experiência no desenvolvimento de instrumentação para grandes observatórios astronômicos. Abordarei projetos concretos, como o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de vibração para o Cherenkov Telescope Array Observatory (CTAO), a construção de detectores de múons para o Observatório Pierre Auger e, mais recentemente, o trabalho no sistema de polarimetria do Large Array Survey Telescope - Polarization Node (LAST-P). Cada projeto exigiu uma combinação distinta de competências: desenho mecânico em CAD, eletrônica, soldagem de sensores, análise de dados para comissionamento, testes em campo e até o gerenciamento de cabos. Ao compartilhar essa jornada, meu objetivo não é apenas mostrar a aplicação da engenharia na astronomia, mas sim usar esses exemplos para ilustrar o vasto potencial que nossa formação oferece. A verdadeira mensagem é sobre como podemos utilizar nosso conjunto de habilidades — da simulação à execução prática — para construir um caminho profissional único e relevante, seja qual for a área de atuação que escolhermos.

Instituto de Física - UFG
  lattes.gif googlescholarpng      

 

 
 

angel xlii semana da física

Angel Domínguez Chovert
A física oculta na atmosfera: como o mundo quântico molda a meteorologia

Embora a meteorologia lide com fenômenos em grande escala, como nuvens, tempestades e massas de ar, suas raízes mais profundas estão no comportamento de partículas microscópicas. Nesta palestra, vamos explorar a fascinante conexão entre a física quântica e a meteorologia, revelando como as leis do mundo subatômico moldam o clima que vivenciamos. Vamos desmistificar como processos complexos se iniciam no nível quântico. Por exemplo, a formação de uma nuvem, que parece um processo macroscópico, na verdade depende de como moléculas de água interagem e se aglomeram em torno de partículas minúsculas, uma interação explicada pela física quântica. Também abordaremos a espectroscopia, a ciência que permite a observação remota da atmosfera, e como ela se baseia nos princípios quânticos de absorção e emissão de luz por moléculas. Veremos como essa mesma física explica fenômenos cotidianos, como a razão pela qual o céu é azul e o pôr do sol é vermelho, e como a quantização de energia das moléculas de dióxido de carbono e metano é o que as torna tão eficazes em aprisionar o calor, gerando o efeito estufa. Esta palestra oferece uma ponte entre o micro e o macro, mostrando que, para entender o tempo e o clima, precisamos primeiro compreender a dança das partículas que está por trás de tudo.

Instituto de Física - UFG
  lattes.gif googlescholarpng      

 

 
 

milena- xlii semana da fisica

Milena Maria Fernandes
Aplicações da Computação Quântica na Física Médica.
A Física Médica é o ramo da Física que consiste na aplicação dos conceitos, leis, modelos e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Nesse contexto, os avanços tecnológicos impactam diretamente a área da saúde. Recentemente, as vantagens da computação quântica de permitir que uma quantidade exponencial de computação ocorra simultaneamente, têm despertado interesse para soluções quânticas clínicas e médicas. Nota-se um crescimento de estudos teóricos e experimentais que exploram o uso da computação quântica na medicina e ciências da vida. A aplicação consiste em usar as características de cada algoritmo quântico e direcioná-las a um problema específico. Em geral, as categorias de aplicação incluem simulações de fenômenos da natureza, processamento de dados com estrutura complexa, busca e otimização. Apesar dos desafios existentes, os estudos realizados demonstram que o uso de algoritmos quânticos específicos têm potencial de beneficiar desde o tratamento de dados da saúde até a otimização do uso de radiação em exames e tratamentos.
Egressa do curso de Física Médica - UFG
  lattes.gif